Andy Warhol – Estação Pinacoteca


Neste domingo tive a oportunidade de comparecer ao último dia da Exposição Mr. América na Estação Pinacoteca. Em cartaz desde o dia 20 de março, a exposição trazia algumas coleções do artista Andy Warhol como a série de retratos de Jackie Kennedy, os retratos de Marlyn Moroe e seus autoretratos. Também são apresentadas pinturas da série Death and Disaster, que mostram a violência nos Estados Unidos durante os anos 1960. Entre os trabalhos desta série estão: Little Electric Chair (1964), Five Deaths (1963) e Suicide (1963).

Confesso que fiquei surpresa, quando cheguei a Estação, uma grande fila me aguardava para a compra dos bilhetes. Muito gratificante ver o aumento do consumo da população as exposições e obras de arte. Sem dúvida isso é ótimo, não só para quem busca estas exposições, mas para a própria sociedade em geral. São Paulo necessita desenvolver mais estrutura para receber e agregar exposições e programas artísticos como este. Temos ótimos lugares, mas ainda são poucos perto do que deveríamos ter.

Partindo agora para  as minhas impressões a respeito de tudo que vi e participei naquele domingo, tenho que admitir que fui tomada por um estranho sentimento no exato momento que me deparei com aquelas obras. Não sei bem dizer o que era, mas ao estar em frente aos retratos da Marlyn, me perguntei em quantos lugares do mundo aquela obra já estivera?

É surreal imaginar que um simples quadro teve uma vivência ao redor dos países maior que a sua (risos). É fantástico entender que aquele artista não fazia obras para os outros, ele representava suas fantasias, trabalhava para si. Toda aquela realidade pintada como sonho fez sucesso e percorreu milhares de culturas, pela Internet e pelos Museus e espaços artísticos, levando uma ferrenha crítica a sociedade de consumo e a futilidade instaurada a partir do século XX.

(Isso sim me completa! )

Deixe um comentário

