CAIXA CULTURAL SÃO PAULO


 

 PROGRAMAÇÃO

Maio e Junho de 2011

EXPOSIÇÕES

Evento: Debret – Viagem ao Sul do Brasil

A mostra “Debret – viagem ao Sul do Brasil” apresentará aquarelas realizadas pelo artista francês Jean-Baptiste Debret realizadas ao longo dos 15 anos que viveu no Brasil, como membro da Missão Artística Francesa, entre 1815 e 1931. O conjunto de obras pertence ao acervo dos Museus Castro Maya, sobressaindo-se como a maior coleção de Debret existente no Brasil. “Debret – viagem ao Sul do Brasil” apresentará dois conjuntos de obras: as célebres aquarelas feitas pelo artista na viagem ao Sul do Brasil, em 1827, na comitiva do imperador D. Pedro I, que percorreu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O artista pintou belas marinhas da costa sul brasileira, paisagens da mata nativa, índio, brancos e negros e seu cotidiano, destacando-se as festas e as tradições populares. O segundo conjunto são das aquarelas realizadas no Rio de Janeiro, que retratam a vida urbana na Corte, desde a pompa do Império até o dia-a-dia de escravos, seus hábitos, vestimentas, os trabalhos por eles executados, toda a crônica do cotidiano urbano da cidade e de seus habitantes transparecem nas aquarelas de Debret.

 Período: 03/05 a 19/06/2011

Local: Galeria Vitrine da Paulista (Avenida Paulista 2083 – Conjunto Nacional)

Dias da semana e horários: terça a sábado das 9 às 21h, domingo das 10 às 21h.

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Evento: Glauco Rodrigues

O Universo Gráfico de Glauco Rodrigues é uma retrospectiva abrangente da obra gráfica do pintor gaúcho. Um dos maiores pintores da arte brasileira contemporânea foi também mestre do desenho, gravador, ilustrador e cenógrafo. É a primeira retrospectiva em sua homenagem, após seu falecimento em 2004 aos 75 anos. Comemorando o aniversário de 50 anos de sua primeira exposição individual em 1951 no Rio de Janeiro. A exposição contará com aproximadamente 100 obras originais. São linóleos, litografias, serigrafias, desenhos, colagem, capas e ilustrações de discos, livros e revistas. Cobrindo um período de mais de 50 anos de produção artística. As obras são originárias do acervo e arquivo pessoal do pintor sob responsabilidade de sua esposa Sra. Norma Rodrigues, além de colecionadores particulares

 Período: 28/06 a 21/08/2011

Local: Galeria Vitrine da Paulista (Avenida Paulista 2083 – Conjunto Nacional)

Dias da semana e horários: terça a sábado das 9 às 21h, domingo das 10 às 21h.

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Evento: NAFOTO

Exposição de aproximadamente 180 obras emolduradas, que reunirão os principais momentos dos vários eventos em conjunto com diversas instituições culturais e consulares, além de projetos individuais realizados em parceria com os próprios artistas. Também contará com vitrines que mostrarão publicações e parte da “folheteria” produzidas ao longo de 20 anos do mês Internacional de Fotografia. A sala de vídeo exibirá fragmentos das entrevistas com os fotógrafos e vinhetas especialmente produzidas para as edições dos eventos e fotografias que participaram das exposições do NAFOTO.

 Período: 07/05 a 03/07/2011

Local: Praça da Sé, 111

Dias da semana e horários: terça a domingo das 9 às 21 h

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Evento: German Lorca – Olhar Imaginário

A mostra com 58 fotografias que salienta o experimentalismo da obra de um dos principais fotógrafos brasileiros – em plena atividade aos 88 anos. Sua produção inspirada nos preceitos do Modernismo se tornou um marco da arte brasileira ao conferir à fotografia um caráter mais subjetivo e onírico em detrimento de sua função estritamente documental. Esta exposição marcará também o lançamento do primeiro livro do artista, a ser editado pela Cosac Naify.

Um bate-papo do fotógrafo com o público, além de uma retrospectiva com obras realizadas ao longo dos 64 anos de sua carreira, sob curadoria de Eder Chiodetto, totaliza as ações deste projeto.

Período: 02/03 a 15/05/2011

Local: Praça da Sé, 111

Dias da semana e horários: terça a domingo das 9 às 21 h

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Evento: São Paulo Século XXI

O projeto constitui-se basicamente do registro fotográfico de áreas de relevância para o fotógrafo Fausto Chermont: uma pessoa de classe média que vive e convive com vários dos cenários fotografados. E com o passar do tempo foi se apropriando dos espaços urbanos através da captura das imagens. O artista vê o ambiente da cidade em transformação, retorna à lugares, busca as novas realidades dos velhos espaços, se reconhece como parte de um processo histórico inexorável: a própria existência. Os pontos escolhidos para serem mostrados são: Vale do Anhangabaú; Praças da Sé, República, Trianon; Parques da Luz, do Ibirapuera; Edifícios Banespa, Martinelli, Itália, Copan; Teatro Municipal; Memorial da América Latina; Túneis Roosevelt e 9 de Julho; Mosteiro São Bento; Catedral da Sé; Estádio do Pacaembu; Estações da Luz e Julio Prestes; Centro Cultural SP; Museu da Imagem e do Som; Casa das Retortas; Minhocão; Av. Ipiranga e São João; Largos do Paissandu e do Patriarca. O projeto totaliza aproximadamente 70 imagens.

Período: 21/05 a 17/07/2011

Local: Praça da Sé, 111

Dias da semana e horários: terça a domingo das 9 às 21 h

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Evento: Povos Indígenas no Brasil

O projeto da exposição Povos Indígenas no Brasil visa mostrar 60 retratos em fotografia cor de 34 povos indígenas no Brasil, documentados pela fotógrafa Rosa Gauditano entre os anos de 1989 e 2010, e a realização de 1 palestra para o público, sobre os povos indígenas, que será apresentada por uma professora indígena guarani.

No Brasil existem hoje cerca de 225 povos indígenas, distribuídos em todos os estados, totalizando 734 mil pessoas, que falam cerca de 180 línguas diferentes. Os índios vivem em todos os estados brasileiros, grande parte na floresta Amazônica, Cerrado e também nas grandes cidades. Eles estão retomando cada vez mais seu espaço na sociedade brasileira, através da divulgação de seus costumes nos meios de comunicação e acesso aos serviços de saúde e educação.

 Abertura: 19/03/2011 às 11h

Período: 19/03 a 01/05/2011

Palestra com Profa. Indígena Jaciara Martim : 12/04/2011 às 19h

Local: Praça da Sé, 111

Dias da semana e horários: terça a domingo das 9 às 21 h

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Palestra com a professora indígena Jaciara Martim – dia 12/04 às 19h

Evento: 1908 – Um Brasil em Exposição 

Em 1908, realizou-se no Rio de Janeiro a Exposição Nacional de 1908, em comemoração ao centenário da Abertura dos Portos às nações amigas. A mostra se inspirava nas Exposições Universais inauguradas na Europa com as Exposições de Londres, em 1851, e de Paris, em 1855, que atraíam multidões ávidas por novos conhecimentos. Num Rio de Janeiro que então contava com 800 mil habitantes, registrou-se a presença, ao longo de quatro meses, de Hum milhão de visitantes entusiasmados. A Exposição Nacional pretendia revelar aos cariocas e brasileiros o que a incipiente indústria nacional estava produzindo nos estados da Federação, alguns representados em pavilhões projetados e construídos especialmente para o evento ao longo da avenida dos Estados, hoje avenida Pasteur, no atual bairro da Urca. A exposição permite que o público do século XXI aprofunde seus conhecimentos não só sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, mas também sobre os hábitos culturais e as instituições do país à época.

 Período: 09/04 a 29/05/2011

Local: Praça da Sé, 111

Dias da semana e horários: terça a domingo das 9 às 21 h

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

 

Evento: Condenados – No meu país, minha sexualidade é um crime

O projeto “Condenados – No meu país, minha sexualidade é um crime” é o resultado de um longo trabalho de pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que consiste na exposição de uma seleção de 50 fotografias de homens homossexuais coletadas em cerca de 80 países onde esta opção sexual é condenada e considerada um crime. Cada fotografia é acompanhada de um texto contendo o testemunho de cada fotografado em conjunto com o artigo da lei que proíbe a prática homossexual em seu país. O resultado deste trabalho foi publicado por Castetbon no livro “Les Condamnés” (editora H&O) em 2010 e a exposição, inaugurada no mesmo ano, já percorreu cidades como Paris, Aubervilliers, Montpellier, Genebra, Viena, entre outras, chegando, agora, ao Brasil. Sendo a discriminação sexual um dos temas de direitos humanos mais discutidos na atualidade, o projeto potencializa as discussões e ações sociais de cooperação nacionais e internacionais através do papel social da arte em defesa da cidadania e liberdade de expressão.

 Período: 21/05 a 17/07/2011

Local: Praça da Sé, 111

Dias da semana e horários: terça a domingo das 9 às 21 h

Entrada franca

Classificação etária: livre

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: